sábado, 29 de novembro de 2008

Betancourt volta à Colômbia em apoio a reféns








A ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt, refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) resgatada em julho em uma operação militar, chegou a Bogotá neste sábado.

Esta é a primeira escala de uma viagem latino-americana para promover uma fundação em favor dos seqüestrados pela guerrilha na Colômbia.

A viagem é a primeira que a ex-refém faz ao país desde que foi resgatada com três americanos e 11 militares e policiais colombianos em uma ação militar.

Betancourt chegou de Paris, a bordo de uma aeronave da Air France que aterrissou no aeroporto Eldorado, de Bogotá, por volta das 19h, horário de Brasília.

Uma fonte da embaixada da França na Colômbia disse que a única atividade em Bogotá que conhece da ex-refém é uma entrevista coletiva que ela deve conceder na noite deste sábado.

Em Paris, o presidente da Federação de Comitês de Apoio a Ingrid Betancourt, Olivier Roubi, disse que a ex-refém viajou à Colômbia para uma visita à região. Betancourt prometeu trabalhar pelos 28 seqüestrados passíveis de troca que seguem em poder das Farc, entre civis, militares e policiais, alguns há quase 11 anos em cativeiro.

A franco-colombiana e outros 14 reféns foram resgatados em 2 de julho na Operação Xeque, lançada pelas Forças Militares colombianas no departamento de Guaviare, leste do país.

Nenhum comentário: